Existem estágios da doença de Alzheimer e se faz importante o conhecimento de cada uma delas:
Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.
Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia.
Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva.
Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.
Precisamos estar atentos a alguns sintomas mais característicos do Mal de Alzheimer*Alta de memória para acontecimentos recentes;*Repetição da mesma pergunta várias vezes;*Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;*Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;*Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;*Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;*Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
A doença de Alzheimer não possui uma forma de prevenção específica, mais estudos apontam que existe formas de retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença, eles acreditam que o cérebro precisa se manter ativo com isso se recomenda que a prática de leitura, jogos inteligentes sudoku por exemplo , exercícios como cruzadinha, atividade em grupo, não fumar , não fazer o consumo de bebidas alcoólicas , ter uma alimentação saudável e regrada e praticar atividade físicas regularmente.
#alzheimer#setembro2020#saopaulo#sp#medicinapreventiva#prevenção#envelhecimentosaudável#alimentação#estilodevida#vidaesaúde#performancecognitiva#memória#cuidadointegral#medicinapersonalizada#medicinahightech#esperança