
A Covid-19 exige com que o despedir das famílias seja à distância, modificando a vivência do processo de luto.
As etapas como a despedida e rituais de passagem, velório e sepultamento, também são importantes para compreender a morte e construir um significado para a perda.
Apesar da pandemia provocar um sentimento de desamparo e falta do consolo do abraço, de estar perto e lamentar o quanto estamos tristes e desesperançoso, ressalto que a resiliência de ser humano é realmente extraordinária!
O legado da vida passa a ser celebrado e reinventado neste momento, a despedida passa a ser realizada de forma simbólica, nos unindo através de um grupo virtual com familiares, amigos e grupo religioso. Podemos nos conectar também através da tecnologia, emanando e vibrando conforto e amor além do espaço-tempo.
O medo e luto global nos atinge e agrava os problemas mentais e obstáculos para superação. Temos a perda da normalidade, a perda de conexão física, estamos de luto coletivo.
Não estamos acostumados com esse tipo de luto “no ar”, mas certamente sairemos mais fortes e somente juntos venceremos!
O luto é um processo natural e de resposta biológica do ser humano frente a uma perda importante, sendo uma mistura de muitos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Existe um vínculo a pessoa amada que se rompe de uma maneira muito dolorosa. É um processo único a cada um enfrentar a morte e dor da perda. A morte é a finitude e impermanência da vida em forma de matéria, é influenciada pelos aspectos culturais e espirituais, nossa sutil conexão com a centelha divina que existe em nós.
Conhecer o processo, nossa vulnerabilidade e individualidades de cada um é importante para retomar e reorganizar sua vida.
“Viver é a arte dos encontros, e digo também dos adeus”.
O estabelecimento de vínculos e ao mesmo tempo, o rompimento de relações, ciclos da vida e experiências que todos os seres humanos vivenciam.
O que fazer com um amigo que está passando por este processo? Convide a pessoa a compartilhar sua história e perda. Pergunte como pode ajudar?
O suporte psicológico multidisciplinar é fundamental SE DÊ TEMPO, SE PERMITA SENTIR e soltar.
Como lidar com o o Luto por Doutora Beatriz Rolim
https://www.facebook.com/doutorabeatrizrolim.
#luto
#covid_19
#bemestar