Existe um teste genético que ajuda na identificação da predisposição do alzheimer, Mutações em três genes (chamados PSEN1, PSEN2, e APP) são conhecidas como causadoras de doença de Alzheimer familiar (lembrando que a forma familiar é rara, e representa cerca de 1% do total de pessoas com a doença de Alzheimer).
-O gene APP – responsável pela substância precursora da b-amilóide- -O gene PS1 é responsável por cerca de 40% dos casos familiares e de acometimento precoce – PS2), proteínas de membrana celular, que atuam no transporte celular.
– ApoE4: abrange cerca de 50% de todos os casos tardios.Mas ter APOE4 não significa que você definitivamente desenvolverá demência.
Entre as pessoas que chegam saudáveis aos 70 anos, cerca de 25% têm uma ou mais cópias do APOE4.
Além disso, 35% das pessoas com Alzheimer não possuem um dos genes de risco.
Por isso, o exame genético isoladamente não pode ser utilizado para o diagnóstico da doença de Alzheimer ou outras formas de demência.
A pesquisa deve ser restrita a pessoas com a doença que tem mais de um familiar com a doença, que se iniciou antes dos 65 anos de idade, há várias pessoas em diversas gerações com doença de início precoce.
Essa pesquisa de mutações sempre deve ser acompanhada por aconselhamento genético adequado.
Para recebe o diagnóstico é necessário uma avaliação do estado de saúde, presença de sinais e sintomas, exames neurológicos (reflexo, coordenação, movimento dos olhos etc), testes de memória e de habilidades cognitivas, exames de imagens cerebral, dentre outros. O exame genético é um plus.
Outros fatores de ajudam a desenvolver a doença são: ter poucos anos de estudo, ter doenças como pressão alta, diabetes, obesidade, ou colesterol alto, fumar, ou ainda ter tido trauma craniano com perda de consciência.
Cuidar da sua saúde física e mental, alimentar-se de forma saudável, dormir bem, manter a pressão arterial controlada, aprender coisas novas, estar com amigos queridos, engajar-se em atividades prazerosas.
Fiquem atentos aos próximos post pois comentarei alguns alimentos para prevenção.
#alzheimer#setembro2020#saopaulo#sp#medicinapreventiva#prevenção