O sedentarismo é um problema perigoso!A obesidade, a hipertensão, o tabagismo, a diabetes e o colesterol alto são características muito presentes na nossa sociedade. Por isso se faz ideal ter um Estilo de Vida Saudável e adquirindo o habito de praticar Atividade Física.
Pessoas pouco ativas têm entre 20% a 30% mais risco de morte quando comparadas com aquelas que praticam PELO MENOS 30 minutos de atividade física MODERADA 5x/semana.
A FALTA de atividade física gera consequências fatais, como: 21–25% dos cânceres de mama e cólon; 27% da diabetes; 30% das doenças cardíacas isquêmicas.
A OMS recomenda 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa, ou ainda uma combinação entre as duas.
Portanto quando falamos de atividade física não estamos falando apenas de academia, mais sim de adoção de alguns pequenos hábitos que podem te ajudar a ser mais ativo fisicamente, tendo um impacto em sua saúde física e mental.
No que diz respeito à saúde mental, a prática de exercício físico ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, estimulando naturalmente a produção de testosterona, serotonina, e dopamina, ajudando na capacidade de lidar com problemas e com o stress, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima.
Antes de iniciar qualquer atividade é fundamental fazer uma avaliação física, principalmente se existem fatores de risco associado como por exemplo de problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial, entre outros…
O importante é você identificar uma atividade física que goste e se sinta bem praticando, pois precisa ser algo prazeroso.
️ Se já faz um tempo que você não pratica algum tipo de atividade física , não se preocupe nunca é tarde para começar.
Dica: Respeitar seus limites é tão importante quanto a prática de atividades. Defina o Estilo de Vida ideal para você.
https://doutorabeatrizrolim.com.br/blog/
#exercícios#exercíciosemcasa#exerciciosfisicos#academia#sedentarismo #2021 #estilodevida#estilodevidasaudavel