Atinge 50% na população com mais de 85 anos. Com o aumento da expectativa de vida da população mundial nas últimas décadas, a doença de Alzheimer tornou-se um sério e importante problema de saúde.
A maioria manifesta a clínica mais tarde (> 65 anos), porém em alguns casos ocorre a forma precoce a partir dos 40 anos.
Alzheimer é a causa mais comum de demência entre a população, chegando a 70% de todos os casos de síndrome demencial.
Entretanto, o médico deve antes descartar todas as causas secundárias, como por exemplo como deficiência de vitaminas e gorduras saudáveis, distúrbio da tireóide, doenças infecciosas, microembolismos cerebrais.
Foi descrita pela 1a vez em 1906 pelo psiquiatra e neuropatologista alemão Alois Alzheimer.
É um distúrbio neurovegetativo do SNC causado pela deposição excessiva de proteína B-amilóide e emaranhados neurofibrilares, que participam da atividade sináptica e estrutura celular, respectivamente. Além disso também ocorre déficit de vários de outros neurotransmissores, principalmente acetilcolina.
O número e distribuição desses depósitos tem relação direta com a gravidade da doença, sendo comumente encontrados no córtex frontal (raciocínio), temporal (memória longo prazo, respostas emocionais), hipocampo (memória longo prazo) e sistema límbico.
Os fatores de risco incluem: idade, história familiar, genótipo ApoE, neuroinflamação.
Começa com a perda de memória recente, (sintoma muito subjetivo que deve ser analisado pelo médico a fim de descartar diagnósticos diferenciais), dificuldade com nomes.
Com a evolução da doença, pode surgir confusão, desorientação, ansiedade, depressão, isolamento social e alterações de comportamento (agitação, agressividade), imobilidade e mutismo.
O diagnóstico precoce torna possível retardar o avanço da doença e ter maior controle sobre os sintomas, o que garantirá uma vida com mais qualidade.
A eletroacupuntura é eficaz em retardar a progressão dos danos celulares cerebrais uma vez que promove o fluxo cerebral, melhorando alguns dos sintomas causados como a perda da memória ou de funções motoras, restabelecendo as conexões do cérebro dentro do hipocampo.
Dia Mundial do Alzheimer por Dr Beatriz Rolim
#sp#prevenção#medicinahightech#medicinapersonalizada#estilodevida#cognição#memoria#alimentacaosaudavel#envelhecimentosaudavel#envelhecercomsaude#envelhecimento#envelhecerbem