Beatriz Rolim – Acupuntura Médica e Medicina Chinesa

As Fases Do Luto.
🤔RECONHECER o processo, nossa vulnerabilidade e individualidades de cada um é importante para retomar e reorganizar sua vida sem aquela pessoa.

As reações emocionais esperadas que acompanham este processo são sentimentos como tristeza, susto, choque, raiva e revolta, culpa, medo, solidão, ausência, desamparo, impotência, fracasso, ou também alívio.

As reações físicas incluem nó na garganta, vazio no estômago. As alterações no comportamento incluem falta de apetite, insônia, isolamento social.

😭Estima-se que 10 a 15% das pessoas vão passar por um processo mais longo e complicado, com dificuldades em concluir o processo.

No luto complicado o sofrimento é intenso e persistente (> 1 ano), sendo incapaz de ressignificar a perda e retomar a vida.

A perda violenta é mais difícil de lidar. A violação do ciclo da vida quando a perda é de um filho(a), ou então de uma injustiça, é muito dura de digerir, e requer maiores cuidados.

🔎O modelo dos 6 estágios de David Kessler em seu novo livro adiciona outro estágio ao processo, Encontrando significado: o sexto estágio do luto, descrevendo 6 fases e reações esperadas a todas as pessoas quando sofrem a dor da perda.

Modelo mal interpretado porque precisamos levar em conta a individualidade de cada um!

A interpretação do processo é exclusivo e os estágios não são lineares, se sobrepõe, e podem não acontecer nesta ordem.

Não há tempo determinado para cada fase pois cada pessoa reage de uma maneira diferente a essa situação.

🙏🏿Ao vivenciar o processo de luto, o ser humano construirá um novo senso de significado para sua vida.

As fases do luto são importantes para criar coragem em aceitar a nova realidade e seguir em frente.

Quando entendemos esse processo, diminuímos a sensibilização dos sentimentos e passamos ver o processo de maneira mais lógica. Permita-se um tempo para sentir a inevitável experiência dolorosa, para depois então superá-la… .. .

Deixe-a ir transformando a dor em homenagem, permitir-se ser feliz e viver novas experiências sem culpa

#luto #autoconhecimento #bemestaresaude

https://www.facebook.com/doutorabeatrizrolim


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *