Beatriz Rolim – Acupuntura Médica e Medicina Chinesa
Como é a consulta da DOUTORA BEATRIZ?
O diagnóstico é multifatorial, um processo complexo e envolve olhar para você e seu metabolismo de forma integral, e também holística, incluindo todo o ambiente em que vive.
Em sua primeira consulta, farei perguntas gerais sobre sua saúde, hábitos, dieta, relacionamentos e histórico médico.
Na Medicina Chinesa também usamos a audição, o tato, a visão e o olfato para ajudar ou confirmar o diagnóstico. O exame físico pode incluir olhar sua pele, olhos, língua, palpar seu abdômen e verificar seu pulso.
A primeira visita geralmente dura cerca de 60 a 90 minutos.
Na consultas seguintes analisarei em conjunto seus exames que serão solicitados, e resultados das primeiras suplementações personalizadas para o seu perfil, detalhadas minuciosamente por mim.
Quanto tempo você vai ver sua médica integrativa dependerá da sua queixa, intensidade, cronicidade, entre outros sintomas.
Seu relacionamento comigo é muito importante, e promovo explicações com clareza e lógica, em um ambiente seguro e confortável a fim de você se sentir especial, apoiado e compreendido.
Eu irei trabalhar com você para ajudá-la(o) a alcançar a sua meta, podendo associar fitoterápicos, exercícios simples para se fazer em casa, e modificações na dieta, aliado a minha equipe multidisciplinar.
Qual a importância de se fazer Acupuntura com um médico qualificado?
A habilidade de um médico acupunturista reside na experiência e na sabedoria em realizar de forma correta o diagnóstico oriental, a partir de um padrão complexo e interdependente de desarmonias. O padrão exato e o grau de desarmonia são únicos para cada indivíduo e, portanto, o tratamento se dá de forma completamente exclusiva.
Além disso, a combinação e escolha de pontos, aliado ao conhecimento da neurociência, neuroanatomia e experiência devota atribuída ao médico é fator decisivo no resultado e resolução do problema.
Certifique-se de que a pessoa escolhida atenda a certos padrões de qualidade para sua saúde, seu bem mais precioso.
Treinamento e educação na área da medicina deve ser um de seus requisitos e prioridade.
Como se preparar para uma sessão de Acupuntura?
É recomendável estar bem hidratado e não ingerir sólidos até 1 hora antes da sessão.
Trazer uma bermuda ou roupas leves e largas para facilitar.
Após a inserção das agulhas, e posterior estimulação elétrica (neuromodulação periférica), espera-se o tempo programado para removê-las.
Em uma série terapêutica, uso diferentes combinações de pontos e diferentes técnicas de colocação de agulha. Estas combinações ajudarão a estimular novas fontes de cura, à medida que a resposta do paciente ao tratamento for sendo observada.
O que acontece durante a sessão de Acupuntura?
Após uma análise profunda sob a sua condição, o médico acupunturista conclui os pontos a serem usados.
O número de pontos escolhidos, o tipo de agulha, a técnica e o tempo de permanência das agulhas variam muito. Isso se baseia no tratamento específico necessário para você naquele momento específico – tornando a acupuntura um tratamento incrivelmente personalizado.
Todas as agulhas são estéreis e descartáveis.
Como me sentirei depois da Acupuntura?
Dependendo do tipo de tratamento que você recebeu, poderá se sentir bastante relaxado e calmo ou se sentirá revitalizado e mais tranquilo. Além do alívio parcial ou total da dor.
Em geral, os efeitos do tratamento são mais evidentes nos dias seguintes.
Normalmente, quando aplicadas por médico acupunturista experiente, as agulhas não doem. Com técnica, experiência e leveza, o procedimento é tranquilo até mesmo para pessoas com grande sensibilidade à dor.
De modo geral, são sensações muito bem toleráveis e algumas reações podem ser curiosas, como dormência, formigamento ou peso, que são indicativos de que o corpo está respondendo positivamente ao estímulo.
Quanto tempo demora para ver os resultados da Acupuntura?
A velocidade com que os resultados são vistos depende do tipo de condição sendo tratada, da gravidade, da cronicidade do problema, e da resposta do indivíduo aos tratamentos.
Na minha prática médica diária, obtenho alívio parcial imediato. Em outros casos, pode demorar algumas semanas para que ocorra a resposta adequada do tratamento, ou ainda podem ser necessárias várias sessões para conseguir resultados mais satisfatórios e duradouros.
Em geral, as enfermidades crônicas ou graves podem requerer vários tratamentos no decorrer de um longo período, enquanto os problemas agudos, podem necessitar de um número menor de tratamentos.
Uma resposta positiva aos tratamentos de acupuntura geralmente é observada após a 1ª a 5ª sessão.
Em uma aplicação, a maioria das pessoas percebe sensação de bem-estar e relaxamento, mas para um tratamento completo, no mínimo 10 sessões costumam ser indicadas.
No início, é comum que os tratamentos sejam agendados com uma frequência de 1 a 2 vezes por semana, a fim de obter uma resposta ótima, e depois manter as sessões semanais.
A acupuntura ocupa um lugar único na medicina moderna. A pesquisa sobre acupuntura foi realizada em muitas universidades e instituições de pesquisa ao redor do mundo, aumentando nossa compreensão de como o corpo humano funciona. O conhecimento tem aumentado muito, especialmente nas áreas de fisiologia, bioquímica, farmacologia, cinesiologia, neurologia e neuroanatomia.
Ao integrar medicamentos orientais e ocidentais, ambas as disciplinas se tornam dependentes e complementares entre si para o benefício dos pacientes.
A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios do eixo neuro-psico-hormonal-músculo esquelético.
Segundo a visão moderna e científica da acupuntura, a neurofisiologia é definida através da estimulação nervosa por meio das agulhas, que vão estimular nervos periféricos sensitivos e autonômicos situados em maiores quantidades nos pontos de acupuntura, que induzem vários mecanismos de autorregulação do nosso organismo através do sistema nervoso, endócrino e imune.
Descobertas de pesquisas médicas explicam que a estimulação da acupuntura causa liberação de produtos neuroquímicos, ou seja, substâncias e neurotransmissores que promovem o bem-estar, tais como: endorfinas, serotonina, encefalinas, GABA, norepinefrina e dopamina. Isto ajuda a bloquear a transmissão da mensagem de dor ao cérebro, entre outros efeitos regulatórios.
Outra teoria importante sugere que os efeitos da acupuntura são mediados pela regulação do sistema nervoso autônomo. Específica para o local de estimulação, a acupuntura pode alterar a atividade do sistema nervoso simpático (estresse – cortisol e adrenalina – “luta e fuga”) e parassimpático (relaxamento, positividade, intuição, respiração).
A acupuntura também pode aumentar o fluxo sanguíneo local e a produção de óxido nítrico.
Outros especialistas acreditam que a acupuntura atua também enviando sinais através da fáscia. Fáscia é uma fina bainha que circunda todos os músculos do corpo. Para alguns pesquisadores, os meridianos representam cadeias miofasciais (além dos feixes vasculares e nervosos citados acima) — isto ajuda também a explicar porque a estimulação de um acuponto na região inferior da perna pode afetar as costas, quadril, ou outras áreas.
A eletroacupuntura, também chamada de neuromodulação periférica, é utilizada através do uso de aparelhos elétricos complexos que, conectados às agulhas de acupuntura, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.
A eletroestimulação quando realizada de forma correta potencializa os efeitos da acupuntura.
É indolor e isenta de efeitos colaterais, quando realizada por médico acupunturista competente e experiente.
Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho acoplado nas agulhas, onde emite pequenos impulsos elétricos pelo corpo. Você sente uma vibração relaxante.
A Acupuntura se baseia em alguma crença?
A medicina chinesa é baseada na filosofia taoísta e no conceito de “chi” (energia vital). O emprego de elementos dessa filosofia como o Yin-Yang e os cinco elementos (órgãos e vísceras associadas) são usados para analisar o padrão energético da pessoa.
Ao interagir com o meio, o nosso sistema energético interno (bioenergia – maiores informações em breve baseada no avanço tecnológico na medicina) faz representações da nossa interação externa. Nessa interação, o sistema energético, enquanto função de um sistema completo, busca o equilíbrio. Devido à má administração dos recursos energéticos, (bioenergia – chi – yin yang), dos desejos em contraste às aversões e conflitos, o sistema opera fora da sua inteligência natural e perde o eixo.
Ao diagnosticar um desequilíbrio bioenergético do corpo, os cinco elementos são utilizados por serem os padrões de movimento da bioenergia. Identificando-se o padrão desse desequilíbrio, fornecemos informações ao seu sistema integrado fazendo com que os cinco elementos desbalanceados retornem ao fluxo natural.
A Acupuntura interfere em outros tratamentos?
A acupuntura médica pode colaborar com seu plano de tratamento convencional.